terça-feira, 4 de agosto de 2015

TEMPLO MAÇÔNICO NÃO TEM COR

Templo: “Edifício consagrado ao culto religioso; igreja. Local em que se realizam as sessões da maçonaria. Nome de uma ordem religiosa (v. TEMPLÁRIOS). Fig. Lugar digno de respeito: seu lar é um templo”. (sic)
No Palacete Maçônico do Grande Oriente da Paraíba (GOPB), filiado à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), situado na Rua da Areia nº 265, Varadouro, João Pessoa/PB, existem dois Templos Maçônicos. Um situado no primeiro andar e outro construído no segundo pavimento.
Constantemente observo Irmãos se referirem a estes locais como: Templo Vermelho e Templo Azul. Com todo respeito a estes Maçons discordo da maneira como são chamados estes locais.
Templo Maçônico não tem cor. No interior destes edifícios predominam as colorações dos Ritos praticados pelos adeptos. No primeiro andar do Palacete Maçônico do GOPB funciona um Templo destinado aos trabalhos do Rito Escocês Antigo e Aceito, onde prevalece a cor vermelha ou púrpura. No andar superior prepondera a cor azul, pois neste recinto trabalham os partidários dos Ritos Adonhiramita, York Americano e Brasileiro.
Assim, seria de bom alvitre, chamar estes locais como consta nos anais do GOPB, os quais homenageiam dois ícones da Maçonaria paraibana. O situado no primeiro andar chama-se Altair Cavalcanti Quintão, Irmão falecido, um dos fundadores do então Grande Oriente Independente da Paraíba e Grão-Mestre Honorário da Obediência. O segundo denomina-se João Laércio Gagliardi Fernandes, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Paraná e Grande Oriente da Paraíba.
A Maçonaria preza suas tradições e não admite improvisações.


(sic) disponível: <http://www.dicio.com.br/templo/> Acesso em 15/09/2013. 

Nenhum comentário: